Logo do Kizomba dos Saberes
imagem de fundo
Logo do Kizomba dos Saberes
ilustração de piramides

Quem Somos

O projeto Kizomba dos Saberes é desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de História da África e Diáspora Africana ANANSE.GEPHADA , ligado ao departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.

O projeto foi financiado pela Fapitec, através do edital n.09/2021, para o desenvolvimento de tecnologias digitais para o ensino, em parceria com a Secretaria de Educação do estado de Sergipe.

Ao longo de dois anos, realizamos atividades de ensino, pesquisa e extensão para a elaboração do conteúdo do site.

Nossas Realizações

  • Lançamento do Projeto

    O evento de lançamento do projeto aconteceu em Agosto de 2022, na Universidade Federal de Sergipe, e contou com a presença de Mãe Marizete, a mais antiga mãe de santo viva do candomblé sergipano, mestre Pedrinho Mendonça do grupo Burundanga, mestre Paulo Lobato do tambor de crioula e Michelle Pereira, dançarina afro e professora.

  • Oficina formativa com mestras e mestres dos saberes sergipanos

    Em outubro de 2022, organizamos na Biblioteca Epiphânio Dória a oficina formativa “Educação e expressões culturais afro-sergipanas”, com a presença dos mestres João Babu do Batalhão de Bacamarteiros de Carmópolis, Genilson Mota do Samba de Aboio de Aguada, e Neilton Santana do São Gonçalo da Mussuca. Registra-se também a importante presença de Dona Maria José do Samba de Aboio, que encantou a todos com sua alegria, e recentemente fez sua passagem, tornando nossa atividade ainda mais relevante à medida que registramos sua voz e sua dança envolvente. Além destes mestres, o evento contou com a participação dos educadores João Mouzart, Lilian Teles e Firmino de Souza, que compartilharam a metodologia de ensino “parafuso” com os professores presentes.

  • Palestra com o doutor honoris causa Severo D’Acelino

    Em novembro de 2022, organizamos a palestra “A perspectiva negra da História de Sergipe” com o doutor Honoris Causa Severo D’Acelino, ícone da resistência negra no estado e profundo conhecedor da história, além de poeta e escritor com foco na cultura africana.

    Foto da palestra com o doutor honoris causa Severo D’Acelino
  • Mini-curso de Kikongo

    Ainda em novembro organizamos a oficina de língua Kikongo, com o professor angolano Nsimba José (Universidade Agostinho Neto), que durante oito horas/aula nos fez perceber como o português brasileiro é composto por diversas palavras centro-africanas, inclusive diversos nomes de locais do estado de Sergipe são provenientes do Kikongo. Esta foi a primeira iniciativa de ensino de uma língua africana na história da Universidade Federal de Sergipe, transmitida ao vivo pelo canal UFS no Youtube.

  • Exibição de filme com debates com as realizadoras negras

    Durante a exibimos o filme “O ano que onça descansou”, sobre o finado mestre Paizinho do Samba de Aboio, dirigido por sua neta Yérsia Assis, membro da família guardiã da manifestação e pesquisadora de pós-doutorado do projeto à época. Este evento contou com a participação da cineasta e doutoranda Luciana Oliveira e foi uma excelente oportunidade de refletir sobre a potencialidade do cinema para o ensino de cultura afro-brasileira

    Foto da exibição de filme com debates com as realizadoras negras
  • Oficina Educação e religiosidades afro-sergipanas

    Em dezembro de 2022, realizamos a oficina “Educação e religiosidades afro-sergipanas”no terreiro Axé Obá Abassá Odê Bamirê, com a presença das lideranças Mãe Acácia (nossa anfitriã do Odê Bamirê), Yá Sônia Oliveira (Comunidade Oju Ifa), Yá Martha Salles (Casa de Mar), e da Egbomi e pesquisadora Díjna Torres.

  • Curso de extensão Produção de materiais didáticos sobre a cultura afro-sergipana

    Encontros semanais entre fevereiro e novembro de 2023 para a construção coletiva do conteúdo do site. Contamos com a colaboração de pesquisadores e detentores das tradições culturais:

    foto do encontro do Kizombafoto do encontro do Kizombafoto do encontro do Kizombafoto do encontro do Kizomba
  • Curso de extensão Produção de materiais didáticos sobre a cultura afro-sergipana

    Encontros semanais entre fevereiro e novembro de 2023 para a construção coletiva do conteúdo do site. Contamos com a colaboração de pesquisadores e detentores das tradições culturais:

    foto do encontro do Kizombafoto do encontro do Kizombafoto do encontro do Kizombafoto do encontro do Kizomba
ilustração guerreiroilustração reisadoilustração samba de aboiobandeiras1bandeiras2

Equipe

Coordenadora

Prof. Dra. Mariana Bracks Fonseca

VICE-COORDENADOR

Prof. Ms. Carlos Franco Liberato

Pesquisadoras (Pós Doutorado)

Profa. Dra. Díjna Andrade TorresProfa. Dra. Yérsia Souza de Assis

Pesquisadores (Mestrado)

Edwyn GomesDaniela Macedo Lima

Pesquisadores (Graduação/Iniciação Científica)

Allef Wanderson Rocha SilvaBeatriz Agnes Costa BoscoKardja Vieira BittencourtJoão Pedro Santos VieiraMaria Isabel de Barros SantosMirosmar BezerraMaiara Quaranta Lobão Linhares

Pesquisadores (Colaboração Voluntária)

Prof. Hiago Feitosa da SilvaProfa.Ms. Maria da Conceição Bezerra dos Santos SobrinhaProfa. Ms. Mariana Galvão NascimentoProfa. Ms. Luciana OliveiraLaura Giovana Menezes NascimentoDacia Rita Ferreira BispoVanessa AndradeVanessa AnunciaçãoNathally Daianne dos Santos SilvaNicolle Oliveira BarbosaJoão Aysllan Dionizio SantosThayemille Nathaly SantosLucas Gabriel GamaMaria Eduarda LoeserAlessandra Santos da GraçaAndréia Teixeira dos SantosAdalcy Costa dos SantosEliane DantasJonatha Vasconcelos SantosMorgana Catherine Leite SantosWirna MariaMessalas SantosJoão Mouzart de Oliveira Junior

Projeto Gráfico Site

Folha Verde Design

Desenvolvimento Site

João Vitor Fontoura Jardim

Fotógrafos

Agradecemos a generosidade dos fotógrafos que colaboraram gratuitamenteCésar de OliveiraDíjna Torres Edwyn GomesHeitor Xavier Igor Matias Lúcio Telles Marco VieiraMoema CostaPriscila Viana Pritty Reis Yérsia Assis

Acervo de vídeos e sonoros

Alfredo Bello - DJ Tudo (Selo Mundo Melhor)

Identidade Visual e Artes Visuais

Edwyn Gomes

"Edwyn Gomes é um jovem artista negro sergipano, pesquisador do Grupo de Estudos em História da África e Diáspora Africana (ANANSE.GEPHADA), com enfoque no campo da história da escravidão e pós-abolição. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe (PROHIS/UFS), tem desenvolvido pesquisas notáveis sobre sua própria família, remontando quase 200 anos de histórias e trajetórias negras em Sergipe. Sua produção artística pode ser vista como reflexo das pesquisas que vem desenvolvendo. Edwyn tem focado no protagonismo negro e buscado inspiração na estética afro-sergipana, com o objetivo de ressaltar que as tradições culturais de Sergipe foram construídas e tem sido mantidas majoritariamente por pessoas negras, ainda desvalorizadas, desconhecidas e invisibilizadas. Premiado em 2020 no edital "Quarentena da Gente" do Instituto Banese. Foi 3º lugar no ranking nordestino do edital "Arte do Quilombo" da Fundação Cultural Palmares (2020); recebendo moção de aplauso pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado de Sergipe pela sua primeira exposição (Preto Sergipe, 2021), apoiada pela lei Aldir Blanc e Prêmio Artistas 2021, pela Olho Mágico Produções."

edwynartes@gmail.com

Instagram: @edwyn.gomes

Todos os direitos reservados a Kizomba dos Saberes.Nenhuma imagem pode ser reproduzida sem autorização prévia.

Fale Conosco!