AFROPÉDIA SERGIPANA
Durante o desenvolvimento do projeto Kizomba dos Saberes, por diversas vezes, evidenciou-se a necessidade de conhecermos as pessoas negras que construíram a História de Sergipe. As pessoas negras, de forma geral, foram excluídas da escrita da história oficial, permanecendo anônimos e relegados ao esquecimento na memória pública. Os livros didáticos, em grande medida, colocam no centro dos processos históricos homens brancos, desprezando homens e mulheres negras e indígenas. Importantes personalidades da história de Sergipe são negros e sua identidade étnicoracial não é reconhecida, como Tobias Barreto, por exemplo, que poucos estudantes do ensino fundamental sabem que foi um homem negro, com carreira de destaque a nível nacional.
Sabemos que há apagamento dos sujeitos negros no ensino de história, "um grande e constrangedor silêncio" acerca da participação negra na história do Brasil (GOMES, SCHAWARCZ, LAURIANO, 2021).
Para reverter este quadro propomos construir a Afropédia Sergipana, que trará biografias e trajetórias de personalidades negras com relevante contribuição para a história e para a cultura sergipana.
A Afropédia Sergipana pretende apresentar as pessoas negras como protagonistas de processos históricos, evidenciar que os afrodescendentes atuaram para a construção do nosso estado e cultura, para além da mão-de-obra braçal. As trajetórias reunidas pela Afropédia Sergipana mostrarão as diversas estratégias de resistência e sobrevivência empreendidas pelos sujeitos negros para escapar da invisibilidade e enfrentar o mordaz sistema racista brasileiro.
É fundamental que trajetórias de pessoas negras cheguem às escolas sergipanas pois geram exemplos positivos para os jovens, que passam a reconhecerem seus ancestrais como força motriz da história, que passam a reconhecerem a si mesmos como capazes de agir e transformar a realidade, que passam a entender os processos históricos que envolvem sua comunidade para além da lógica de dominação.
Objetivos da Afropédia Sergipana:
• Dar visibilidade a trajetórias de personalidades negras relevantes para a história e cultura de Sergipe
• Evidenciar a importância dos sujeitos negros para a construção da história de Sergipe
• Demonstrar, a partir das biografias, as diversas estratégias de resistência e sobrevivência empreendidas pelos sujeitos negros
• Reverter os processos de apagamentos e silenciamentos históricos de sujeitos negros na história do Brasil.
• Organizar no site do Kizomba dos Saberes a Afropédia Sergipana- uma enciclopédia virtual focada nos sujeitos negros.
• Construir recursos didáticos para que a educação sergipana inclua as histórias de pessoas negras no ensino básico.
• Fomentar a construção positiva da identidade negra no estado de Sergipe
A Afropédia Sergipana é um projeto colaborativo, em que você pode enviar contribuições.
Pode ser a história de alguém da sua família, da sua comunidade, que contribuiu de forma relevante para o desenvolvimento da cultura e da história sergipana.
Todos os créditos serão devidamente atribuídos aos autores.